Curiosidades

O Pólo Norte continua-se movendo

Estamos perdendo o norte. É sério. Não, não me refiro a que estejamos todos desnorteados a ponto de sair à rua correndo pelados como loucos. O norte, o pólo norte magnético para ser mais exactos, está-se movendo. Uma deslocação de alguns poucos quilómetros, ano após ano, é habitual, mas sua deslocação desde 1990 quadruplicou o valor normal.

O pólo norte magnético foi encontrado pela primeira vez pelo explorador escocês James Clark Ross. Era o ano de 1831, e nesse momento estava situado ao norte do Canadá. Não coincide com o Pólo Norte geográfico, estão separados actualmente por uns 1.600 km.

Durante mais de 150 anos, o Pólo Norte deslocou-se menos de 15 km anuais. Então, desde 1990 em diante, começou a acelerar, incrementando sua velocidade até mais de 55 km/ano, para o nor-noroeste geográfico. Se seguir assim, em uma década, aproximadamente, ultrapassará o pólo norte geográfico e chegará a Sibéria.

Por que ocorre isto? A explicação não é muito simples, mas está relacionada com um fluído (principalmente ferro) menos denso provenientes do núcleo interno do planeta, que sobem de forma helicoidal tomando por eixo o da rotação terrestre. E como um campo magnético produz uma carga em movimento, o Pólo Norte também se movimenta.

Bom, enquanto não acontece uma inversão dos pólos -algo muito difícil de que a geração humana presencie, não há problema algum, aliás tem um, fazer ouvidos moucos com os conspiratórios e profetas do apocalipse que juram de pé junto que a inversão acontecerá em 2012.






A Origem do Universo

A teoria mais aceita sobre a origem do Universo é a do Big Bang. Há 15 bilhões de anos o Universo concentrava-se todo em um único ponto, com altíssima temperatura e densidade energética. Esse ponto explode – o instante zero – e começa a expansão do Universo, observada até hoje. As primeiras partículas, os fótons, são associadas à radiação electromagnética. Protões, electrões e neutrões formam-se nos três primeiros minutos dessa expansão, ainda vinculados à radiação.

Origem da matéria  – Ao se expandir, o Universo também se resfria. Quando atinge 4 mil graus Célsius, cerca de 300 mil anos após o instante zero, electrões e protões começam a interagir e formam os primeiros átomos de hidrogénio. Esses elementos químicos dão origem às galáxias e às estrelas, respectivamente 2 bilhões de anos e 4 bilhões de anos após o Big Bang.

Radiação de fundo  – Com a separação entre matéria e radiação, os fótons têm mais espaço para se propagar, formando a chamada radiação de fundo, presente em todo o Universo até hoje. Detectada pelos astrónomos Arno Penzias e Robert Wilson, em 1965, constitui uma das indicações da validade da teoria do Big Bang.

Evolução do Universo
De acordo com a teoria da Relatividade, a evolução do Universo depende da densidade da matéria nele existente. Se essa densidade for superior a um valor crítico, pode deixar de se expandir e até se contrair devido à atracão gravitacional mútua de seus constituintes. Se a densidade for inferior a um ponto crítico, o Universo continuará sempre em expansão.

Matéria escura  – No início de 1993, o satélite europeu Rosat constata a existência de 25 vezes mais matéria invisível que matéria visível na composição do Universo. A descoberta reforça a ideia de que o Universo não deverá se expandir para sempre devido à atracão gravitacional decorrente de sua própria massa, mas ainda não há conclusões sobre o futuro do Universo.




Aranha
Sua teia é construída com uma espécie de proteína e quanto mais velhas elas ficam mais perfeitas são as teias que elas constroem com auxílio das fiandeiras.
Baleia Azul
É o maior animal da terra, chega a medir 30 metros e pesar 135 toneladas.
Beija-flor
Bate suas asas, cerca de 80 vezes por segundo.
Bico-pau
Ele se parece com um graveto o que lhe permite ficar escondido entre galhos de árvores atrás de alimento.
Borboleta
Importantes para a polinização das flores adaptam-se muito bem a vida na cidade e podem até aguentar bem altos índices de poluição servindo até como indicadores de alguns produtos tóxicos.
Camaleão
Ele muda de cor com o auxílio de pigmentos presentes nas células de sua pele, isto é o que chamamos de mimetismo.
Camelo
É capaz de beber 100 litros de água de uma só vez.
Canguru
Seus filhotes ficam alojados em uma bolsa ou marsúpio, para completarem seu desenvolvimento.
Cão
Por ter uma visão apurada, percebe mudanças de movimento de uma pessoa assustada, assim quando ela foge, ele pode perceber uma presa fácil.
Cobra Jibóia
Por ser constritora ela esmaga suas presas sendo capaz de engolir até um boi.
Cobra Naja
Os encantadores de serpentes colocam em suas flautas urina de rato para atraí-las ao tocar sua música.
Coral
ao longo da sua vida excretam um esqueleto de calcário e quando o indivíduo morre esta estrutura permanece no local e sobre ele crescem novos corais, formando os famosos recifes.
Coruja
Animais fiéis, como acontece com muitas aves os casais ficam juntos até o fim da vida.
Elefante
é o maior dos animais terrestres com 3,5 metros de altura e peso de 6400 quilogramas.
Estrela-do-mar
Com seu grande poder de regeneração é capaz de reconstruir seus braços e voltar a sua forma normal.
Golfinho
Muito utilizado no tratamento de crianças portadoras de síndromes, graças ao seu comportamento dócil.
Lobo
Uivam a Lua cheia, já que o clarão do luar é uma óptima condição para localizarem suas presas em dia de caça.
Minhoca
Perfurando seus caminhos em busca de alimento são excelentes par o solo, pois o deixam mais arejado além de produzirem o húmus, espécie de adubo.
Morcego
Quase cego por morar em cavernas, ele usa seu radar para se deslocar com muita habilidade.
Mosca
os olhos compostos da mosca são formados por cerca de 400 facetas hexagonais. Sua vida média é 30 dias.
Papagaio
Apresentam uma excepcional capacidade de se comunicar através da fala.
Peixe
Em geral, os machos são mais coloridos que as fêmeas e quando querem conquistá-las fazem danças muito bonitas com vários movimentos.
Polvo
São animais muito inteligentes capazes inclusive de distinguir objectos pela forma e assim escapam das mais perigosas armadilhas com seu sifão propulsor.
Algumas apresentam um veneno tão poderoso que pode matar um ser humano em poucos minutos. Este veneno é usado por caçadores na s pontas de dardos.
Tartaruga
A da espécie Marion, das ilhas Seychelles chega a viver mais de 150 anos.
Tubarão
Os estudiosos acreditam que os primeiros tubarões surgiram há ou menos de 300 milhões de anos.